A SABIN, sob a presidência do Dr. Jean-Louis de Lacerda Soares, propôs em meados de 2006 um projeto de desenvolvimento de uma nova versão ampliada do sistema de automação de bibliotecas BIBLIVRE.
A proposta foi aprovada pelo MINISTÉRIO DA CULTURA, sob os auspícios da Lei Rouanet de incentivo ao desenvolvimento sociocultural (Lei 8.313/91).
O projeto previu, desde o seu início, que os programas desenvolvidos fossem oferecidos às bibliotecas que desejassem utilizar esta tecnologia na modalidade conhecida atualmente como "programas livres" (software livre ou free software). Devido a esta característica, o projeto passou a chamar-se Biblioteca Livre (Biblivre Internacional).
Em 2008, o Instituto Cultural Itaú inteirou-se do objetivo e da relevância social e cultural do projeto e decidiu participar deste como patrocinador. Em junho de 2008, foi iniciado o desenvolvimento atual versão.
O primeiro projeto de desenvolvimento do sistema BIBLIVRE foi inicialmente proposto pela SABIN sob a presidência do Dr. Paulo Marcondes Ferraz e foi completamente realizado já sob a presidência do Dr. Jean-Louis de Lacerda Soares. Nesta ocasião, a IBM Brasil participou do projeto como patrocinadora.
BIBLIVRE
©2010-2024
Ubaldo Santos Miranda, Wilerson Lucas, Cleydyr Albuquerque, Alberto Wagner Collavizza, Danniel Willian B. do Nascimento, Johenir Viégas, Patricia Almeida e Clarice Muhlethaler de Souza
Todos os direitos reservados
LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU
Versão 3, 29 de junho de 2007 Copyright © 2007 Free Software Foundation, Inc. http://fsf.org/
Este sistema é um Programa Livre. Você pode instalá-lo, usá-lo, modificá-lo e redistribuí-lo nos termos da licença GPL em português, fornecida com este sistema, ou nos termos da licenca GPL original, como publicada em inglês pela Free Software Foundation.
ESTE PROGRAMA É DISTRIBUÍDO NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA, COM A ESPERANÇA QUE SEJA ÚTIL, MAS SEM NENHUMA GARANTIA, MESMO QUE IMPLÍCITA, SEJA DE COMERCIALIZAÇÃO, NÃO VIOLAÇÃO DE DIREITOS OU DE SER APROPRIADO PARA ALGUMA FINALIDADE PARTICULAR.
O BIBLIVRE, além do código desenvolvido pelo próprio projeto, usa outros programas, linguagens e bibliotecas escritas por terceiros, que são protegidas por suas próprias licenças: